O CIF esteve nos primórdios da prática do Voleibol em Portugal?
O Voleibol foi criado em 1895 por William G. Morgan, diretor de educação física na Associação Cristã de Jovens (YMCA) dos Estados Unidos.
Originalmente chamava-se “Mintonette” mas, durante uma demonstração, notaram que o voleio da bola sobre a rede descrevia a essência do jogo e, por isso, terem passado a chamar a este desporto “Volei”. A Associação Norte-Americana de Voleibol unificou as duas palavras e passou a chamar-lhe ofcialmente “Voleibol”.

O Voleibol foi introduzido em Portugal pelas tropas Norte Americanas, que estiveram estacionadas nos Açores durante a 1º Guerra Mundial. O Eng. António Cavaco, que era natural de S. Miguel, teve um papel de grande importância na divulgação desta modalidade quando veio estudar para Lisboa. Veio estudar engenharia e foi, nomeadamente nas Escolas Superiores e Faculdades, que dinamizou a prática deste desporto.
Esteve particularmente ligado à Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, equipa que viria a dominar esta modalidade até aos anos sessenta. A Associação de Voleibol de Lisboa foi fundada em 28 de dezembro de 1938. O primeiro clube a ser oficialmente aliado foi o Campolide Atlético Clube, juntamente com a Associação Cristã da Mocidade, Club Internacional de Foot-Ball, Sporting, Técnico, Benfica, A.A. Faculdade de Direito e Associação de Alunos do Monte Estoril.
O primeiro torneio oficial e o primeiro campeonato de Lisboa foram organizados pela Associação de Voleibol de Lisboa em 1939/1940. Saiu vencedora a equipa do Técnico. Como grande Clube eclético que o CIF foi, está de novo ligado aos primeiros passos de outra modalidade em Portugal, o VOLEIBOL. O CIF em 1948 foi campeão nacional da II Divisão. Representaram na altura o Clube, o Dr. António Gentil Martins, Manuel Rodrigues Viana, Nuno Castro, Eduardo Castro, João Serôdio Gomes, Mário Brito Vinhas e Manuel Couvreure Oliveira.









