FUNDADO EM 8 DE DEZEMBRO DE 1902

O inicio da prática de futebol em Portugal está indelevelmente ligado ao CIF. As primeiras bolas de futebol trazidas para Portugal, os primeiros “grupos” (equipas) de praticantes, as primeiras regras oficiais do desporto, as primeiras ligas e associações de clubes resultaram de intervenção directa do CIF ou de membros fundadores e directores do Clube. O ténis foi introduzido no clube em 1902 pelos irmãos Pinto Basto, sendo uma das modaliadades que hoje mais sócios movimenta.

Fundação

Fernando e Eduardo Luis Pinto Basto

Dois dos elementos que mais contribuiram para a fundação do Internacional, representando-o depois com entusiamos e brilhantismo. Fernando Pinto Basto, o melhor avançado centro português durante muitos anos, capitaneou a primeira equipa organizada no Internacional.

A FUNDAÇÃO

As falhadas tentativas de reorganização do Club Lisbonense e do Grupo Estrela abriram caminho ao aparecimento no dia 8 de Dezembro de 1902 do Club Internacional de Foot-Ball, que foi o prolongamento natural do Grupo dos Pinto Basto e do Foot-Ball Club Swits.

Foi assim que nos primeiros dias de Dezembro de 1902, um conjunto de entusiastas do futebol se reuniu numa sala do Clube Naval Madeirense decidindo que o Grupo dos Pinto Basto seria reorganizado e reforçado de molde a torná-lo mais forte e poder assim terminar-se com o poderio do Carcavelos Club. Devido à diversidade de nacionalidades dos seus componentes surgiu a ideia de incluir a palavra Internacional no nome do clube. E assim nasceu o nome definitivo para Club Internacional de Foot-Ball.

O dia 8 de Dezembro foi escolhido para a data de fundação por ser o dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.

Primeiro Presidente

O PRIMEIRO PRESIDENTE

Carlos Villar, oficial da Armada, nascido a 18 de Fevereiro de 1874, foi o primeiro Presidente do CIF. Participou desde os primeiros tempos com os irmãos Pinto Basto nos vários Grupos que foram surgindo e que são verdadeiramente as raízes do CIF, nomeadamente logo em 1892, o Club Lisbonense.

Era um grande entusiasta do desporto em geral e, em especial, do futebol. A ele se devem os primeiros Estatutos do CIF, aprovados em Assembleia Geral de 20 de Outubro de 1911.

OS PRIMEIROS ANOS

Nos primeiros anos após a sua fundação em 1902, relativamente ao futebol, o CIF limitou-se à realização de desafios particulares com os grupos ingleses do Carcavelos Club e do Lisbon Cricket Club, com o Sport Lisboa e com o Cruz Negra. A partir de 1904, com a criação do Sport Lisboa, criou-se uma grande rivalidade entre este clube e o CIF.

O primeiro jogo disputado entre o Sport Lisboa e o CIF foi em Março de 1904, tendo saído vencedor o Sport Lisboa por 1-0 (em 1905, surgiu o Campo Grande Foot-Ball Club que foi o ponto de partida para a fundação do Sporting Clube de Portugal em 1906 e, em 1908, o Sport Lisboa viria a fundir-se com o Grupo Sport Benfica adoptando a designação de Sport Lisboa e Benfica).

Os Primeiros Anos

Primórdios

Jogadores que fizeram parte da primeira exibição de futebol em Portugal.

O CIF E O ATLETISMO

Tal como no futebol, o CIF esteve na primeira linha da prática do Atletismo em Portugal. Em 1906, o clube organizou o 1º. Concurso de Sports Atléticos aberto aos sócios e a participantes de outros clubes. Composto por nove provas, o evento foi um sucesso, com a prova dos 100 metros a ser ganha por F. Pinto Basto, do CIF. Com o alagar do sucesso da modalidade, o jornal “Os Sports” mostrou interesse em organizar os Campeonatos de Portugal de Sports Atléticos, tendo para tal solicitado a colaboração de dois clubes - um dos quais o CIF.

O Primeiro Torneio

Porto vs Lisboa

Equipa de Lisboa vencedora do primeiro Porto-Lisboa e que ganhou a taça oferecida pelo Rei Dom Carlos, em 1894

O PRIMEIRO TORNEIO

O primeiro torneio de futebol em Lisboa surgiu em 1906, organizado pela revista “Tiro & Sport”, tendo como prémio para o vencedor a figura de um futebolista em bronze oferecida pela Casa Senna. Foi encarregado de organizar o torneio o dirigente do CIF, Carlos Villar. Foi dirigido através da imprensa um convite a todos os clubes do país existentes para se inscreverem, mas só clubes de Lisboa o fizeram: o Club Internacional de Foot-Ball, o Lisbon Cricket Club, o Foot-Ball Cruz Negra e o Sport Lisboa.

Cada jogo teve a duração de uma hora e vinte minutos, tendo a final sido disputada entre o CIF e Lisbon Cricket Club a 31 de Março de 1906. Assistiram ao encontro mais de 800 pessoas, que tiveram de pagar o seu bilhete.

A PRIMEIRA LIGA

Em Outubro de 1906 e na sequência do êxito alcançado pelo torneio organizado pelo “Tiro & Sport” surgiu a ideia de organizar uma Liga de Futebol Association, do tipo das Ligas inglesas, numa reunião dos clubes de Lisboa: CIF, Sport Lisboa, Carcavelos Club, Lisbon Cricket Club. A temporada de 1906/1907 começou a 1 de Novembro de 1906, com o I Campeonato de Lisboa a abrir com um jogo entre o CIF e o Lisbon Cricket tendo o CIF vencido por 3-2.

O campeonato de futebol de Lisboa da época de 1910/1911 foi já organizado pela Associação de Futebol de Lisboa. O campeonato começou em 13 de Novembro de 1910, com sete clubes inscritos.O CIF sagrou-se campeão em primeiras categorias; tendo-se classificado nos lugares de honra seguintes, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal.

A Primeira Liga

O abandono da competição oficial de futebol

Em 1924 o CIF decidiu abandonar as competições oficiais para preservar o ideal olímpico e a defesa do desporto amador que presidira à sua fundação. O CIF seguiu a sua rota praticando múltiplas modalidades desportivas, liderando mesmo algumas delas, sendo hoje referência do desporto amador no país. Desde então, o CIF mantém um torneio interno disputado por equipas de associados. Em 1924 participaram nove equipas. Actualmente são dezasseis, algumas das quais contam já com cerca de sessenta anos de existência. Em média, todos os anos cerca de 500 associados participam activamente nas actividades organizadas pela secção de futebol, que incluem o torneio principal, taça e supertaça.