A equipa do CIF, treinada por Augusto Sabbo, no campeonato de 1908/1909 era considerada a equipa maravilha?
A equipa do CIF, da segunda categoria, ganhou destacada o campeonato da Liga Portuguesa de Foot-Ball, na época de 1908/1909. Como dizia o cronista foi a vitória da boa vontade e da disciplina.
Era capitão desta equipa Plácido Duro, que foi também dirigente. Era muito respeitado e admirado pelos colegas de equipa.
Mas a figura principal para o êxito alcançado foi o seu treinador Augusto Sabbo, que soube aplicar na preparação deste grupo, tudo o que aprendera na Alemanha, quando aí esteve a cursar engenharia, jogando pela Universidade e pelo MBC - Mittweidner Balispiel Club.
Augusto Sabbo, introduziu nesta chamada equipa maravilha do CIF, a célebre “teoria da triangulação”, que alguns anos mais tarde veio a ser introduzida no Sporting Clube de Portugal.

Augusto Sabbo dizia que o jogador não deve fazer movimentos segundo as circunstâncias, mas sim, fazer um movimento tal que obrigue o adversário a executar o movimento que nos interessa que seja feito, para que os lances das jogadas decorram como se imaginou.
Augusto Sabbo estava muito adiantado no tempo relativamente aos conceitos técnico-táticos do treino de futebol da época. Uma parte do treino passava por reunir os jogadores, sentados à volta de uma mesa, ensaiando várias jogadas.
E, como testemunhou o capitão Plácido Duro, várias vezes, no campo, meteram-se golos exatamente como tinham sido estudados nos treinos, dentro de casa.
A maior parte dos dias, a equipa reunia-se à noite para, com Augusto Sabbo à frente, caminhar a passo de ginástica pela Avenida da Liberdade, ante o espanto dos transeuntes.
A preparação física era outra das componentes do treino muito importantes para Augusto Sabbo.
Não é de admirar que, face às qualidades do treino e aos esquemas táticos utilizados, mais evoluídos, a equipa de segundas categorias, como diziam, era superior à de primeiras categorias, não obstante esta ter jogadores mais qualificados.









