Guilherme Pinto Basto foi uma das figuras mais importantes, senão mesmo a mais importante, da história do CIF e da do desporto em Portugal?
Nasceu em 1 de fevereiro de 1864, na freguesia de Santa Catarina, em Lisboa. Foi um empresário de sucesso, tendo sido sócio-gerente da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre. Foi distinguido como Comendador da Ordem de Cristo em Portugal, Cavaleiro da Legião de Honra de França e Comendador da Real Ordem de Danebor da Dinamarca.

Faleceu em 26 de julho de 1957, com noventa e três anos de idade.
Foi com 14 anos estudar para Inglaterra, para o Colégio DownSide. Foi de Inglaterra que terá trazido em 1884, por altura da vinda de férias de verão a Portugal, a primeira bola de futebol, facto que foi marcante para o surgimento desta modalidade no nosso país.
Tinha uma grande paixão pelo desporto o que o levou a praticar inúmeras modalidades.
Para além de ter introduzido o Futebol e o Ténis em Portugal praticou muitas outras modalidades como, patinagem, hóquei, corridas de cavalo, ciclismo, automobilismo, vela, remo e golfe. Até participou em touradas, como bandarilheiro, a pedido da rainha D. Amélia.
Foi sem dúvida o primeiro grande “sportsmen” português e o primeiro grande desportista multifacetado. Levou a paixão pelo desporto até longa idade, pois aos oitenta e seis anos, foi considerado o mais idoso desportista português em atividade.
Mas foi nas modalidades de Futebol e de Ténis que mais se notabilizou.
No Futebol, participou e organizou as primeiras ações deste desporto, nomeadamente o jogo da primeira aparição em público do futebol, em 1888. Esta data foi celebrada com pompa e circunstância, em 1938, no Estádio das Salésias, aquando da celebração do 50º aniversário da introdução oficial do Futebol em Portugal.
Foi o principal dinamizador da realização do primeiro Lisboa-Porto, com a disputa da primeira Taça de um jogo de futebol em Portugal, oferecida pelo rei D. Carlos I, também ele um grande entusiasta do desporto.
No Ténis, para além de introdutor da modalidade, foi também um grande campeão.
Sagrou-se por nove vezes campeão nacional.
Mas não foi apenas na prática desportiva que Guilherme Pinto Basto se notabilizou. O seu reconhecido dinamismo e capacidade organizativa levaram-no a que se notabilizasse também no dirigismo desportivo.
Para além de ter fundado o Club Lisbonense e o CIF, fundou a Federação Portuguesa de Lawn-Tennis em 1925 e foi seu presidente desde essa data até 1934. Em 1946 foi nomeado presidente honorário da Instituição.









